segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ipês: cor e cheiro de poesia


Os ipês, árvores nativas do Brasil, que embelezam as ruas de Teresina especialmente no mês de setembro, quando acontece sua floração, são fonte de inspiração de escritores e poetas. A beleza de suas flores é apreciada por um curto período do ano, já que elas caem rapidamente. Mas, mesmo no chão, o amarelo (cor mais comum das flores) encanta pela exuberância e perfume.

Neste mês de setembro, o ipê inspirou a realização de mais um poema, assinado pelo jornalista Paulo José Cunha. Dessa vez, no entanto, o texto foi escrito não pela beleza dessa árvore, ao contrário, foi por alguém tê-la rejeitado.

Com o título “Alguma coisa vai mal”, Paulo José Cunha conta que uma vizinha do professor Cineas Santos pediu que ele cortasse seu ipê, já que as flores desta árvore “sujam” seu quintal.

O texto (leia abaixo) está publicado no calendário poético distribuído mensalmente pela Oficina da Palavra, centro cultural encabeçado pelo professor Cineas Santos. O professor, premiado várias vezes pela Prefeitura de Teresina por contribuir com o meio ambiente através do plantio de árvores, precisou podar toda a copa do seu ipê. "Coisa chata é briga com vizinho. Para evitar atritos desnecessários, podei toda a copa do ipê, que voltará a florar apenas dentro de uns três anos", lamenta, diplomaticamente.

 O professor Cineas Santos não é o único que declara abertamente seu amor por árvores, em especial pelos ipês. O secretário de Turismo, Sílvio Leite, é outro exemplo. Ele doou a Teresina milhares de mudas de ipês. Algumas das árvores estão plantadas na avenida Ferroviária, conhecida como avenida dos ipês. Essa árvore, que mais parece um grande buquê, é também conhecida com pau d’arco. Ele não é cultivado apenas pela beleza, mas pela utilidade e durabilidade de sua madeira. Os ipês pertencem � família botânica das Bignoniáceas, e são incluídos no gênero Tabebuia, palavra de origem tupi-guarani que significa pau ou madeira que flutua, com a qual os índios denominavam a caixeta, árvore que nasce na zona litorânea do Brasil.




  • NO TEXTO INFORMATIVO ENCONTRE AS PALAVRAS EM DESTAQUE: 


W
E
A
J
Ç
T
V
Z
B
R
A
S
I
L
O
P
V
F
L
R
E
F
L
O
R
E
S
Q
F
L
R
T
Y
K
A
I
P
E
S
A
R
N

Nenhum comentário:

Postar um comentário