segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jogos do LINUX

No Curso de Tecnologias na Educação, nos foi mostrado várias ferramentas, as quais são muito interessantes aos educadores do ensino fundamental, pois além de facilitarem a aprendizagem do uso desta mídia, estimulam o raciocínio das crianças. Para que os professores possam usufruir destas tecnologias, é necessário acessar o LINUX EDUCACIONAL 3.0. 1)No desktop, (parte superior) há uma barra de ferramentas chamada “ Edubar”. Nela você clica em ABC; 2)Vai para Multidisciplinar; 3)Série educacional (Gcompris) 4)Vai abrir uma tela colorida com um pinguim (que se chama TUX) dentro de um avião; Do lado esquerdo da tela há vários animaizinhos. Em cada animalzinho há inúmeros jogos educacionais separados por matérias. É importante lembrar que quando você não souber jogar, há como aprender clicando em um ponto de interrogação na parte inferior da tela, onde você clica em objetivos ou caminho e explica certinho como jogar. Vou sugerir um joguinho que achei interessante de cada disciplina (animalzinho): Porquinho () : Jogo: Ciclo d'água: Ensina como acontece o ciclo da água de forma dinâmica e interessante. Jogando poucas vezes a criança certamente nunca esquecerá como ocorre o ciclo. Pode ser utilizada com alunos de 2º anos do 1º ciclo e 1º ano do 2º ciclo. Vaquinha (): Pratica da leitura na vertical:Os alunos deverão ler as palavras que aparecem e clicar se entre elas está ou não a palavra solicitada. Ela atividade é ideal para alunos já alfabetizados. Panda (): SODOKU, é um jogo de raciocínio onde a criança deverá usar símbolos únicos em um quadrado. Esta atividade pode ser usada com alunos do 1º ciclo e 2º ciclos pois a cada etapa vencida o jogo vai tornando-se mais difícil. Tux (): Labirinto, este jogo permite trabalhar lateralidade pois o comando com as setas permite o aluno criar estratégias para chegar ao destino.

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